Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Paisagens Naturais - Alter do Chão


O Património natural de Alter do Chão possui uma forte associação com o património cultural e histórico do Concelho. Este, caracterizado por uma beleza ímpar e natural, com uma paisagem dominada pelo montado. O concelho possui um ponto obrigatório de visita - o lugar de Alter Pedroso. De onde se pode contemplar a cada olhar, histórias de outros tempos, vestígios de um passado sempre presente onde a paisagem se estende de tal forma que, agradecemos o motivo que nos levou a visitar esta terra de história viva.

Alter do Chão apresenta uma riqueza natural que tornam o concelho muito interessante do ponto de vista do património ambiental e da conservação da natureza. A diversidade natural e paisagística associada ao património cultural e à qualidade ambiental, constituem um excelente motivo para visita.

A riqueza em espécies cinegéticas, como a perdiz, coelho-bravo, a lebre e o javali, espécies que manifestam uma ocupação variável ao longo dos anos mas sempre presentes, promovem o turismo cinegético.

Os amantes das aves encontram em Alter do Chão o local perfeito para praticar a atividade de Birdwatching. Um local perfeito para passear e facilmente observar aves como a Abetarda, Calhandra – real, Mergulhão-de- crista, Corvo-marinho, Pato-real, Pato trombeteiro e diversas aves de rapina, destacando o Milhafre- real, a Águia-d’asa-redonda e a Águia-calçada. Uma lista infindável de aves que podem ser avistadas principalmente no Inverno e Primavera.

Na flora é importante referir a riqueza e importância da vegetação natural, como o sobreiro, a azinheira e a oliveira, tão típicas da planície alentejana. O espargo, a beldroega, o poejo, a hortelã da ribeira, a carrasquinha são espécies que abundam no campo e que são fortemente aproveitadas na nossa gastronomia.

Junto à Ponte Romana de Vila Formosa na estrada para a Ponte de Sôr e junto ao Porto das Passadeiras na estrada de Seda junto à Herdade de Vale de Barqueiros.
Ribeira de Seda e Mato de Alter – Na estrada que liga Alter do Chão a Aldeia da Mata, estrada municipal n.º 534 e que serve a Coudelaria.

Informação retirada daqui







Nenhum comentário: