Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sines - Noite da Liberdade


Concerto de Miguel Araújo + Fogo de artifício + DJ Set de Carolina Torres
Castelo | 22h30 | Entrada livre | Org. Câmara Municipal de Sines

Miguel Araújo é um músico, cantor, compositor e letrista português. Nasceu em 1978 em Águas Santas, na Maia. É autor (música e letra) de alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI, tais como Anda Comigo Ver os Aviões, Os Maridos das Outras, Pica do Sete, entre outros. Além do seu reportório a solo e da banda Os Azeitonas, tem escrito para alguns dos mais destacados intérpretes portugueses. Neste concerto estará em palco acompanhado por 10 músicos.

Visite o Fluviário de Mora


O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Foi inaugurado a 21 de Março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

domingo, 7 de abril de 2019

Grândola apresenta a Exposição "Alves Redol - Horizonte Revelado"


A exposição sobre a vida e obra de António Alves Redol (1911 - 1969) estará patente entre os dias 5 de Abril e 4 de Maio no Cineteatro Grandolense. Organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo e Câmara Municipal de Grândola, a inauguração na próxima sexta-feira, às 18h30, conta com a participação de António Mota Redol.

Alves Redol, escritor, cronista, contista, novelista, crítico de teatro, guionista para cinema, investigador e conferencista, é uma figura maior da cultura portuguesa pela dimensão, qualidade e versatilidade da sua obra. Com a publicação em 1939 do romance de estreia "Gaibéus", Redol constituiu a referência inicial do movimento literário neorrealista em Portugal, que reuniu uma geração de escritores em torno do advento de uma consciência social e intervenção cultural e política sobre as condições de vida dos camponeses e a necessidade de transformação da sociedade pela afirmação da dignidade do ser humano.


A Exposição dá a conhecer uma visão alargada sobre aspetos centrais da sua vida pessoal e sobre o seu percurso literário, com destaque para um conjunto significativo de documentos essenciais para se entender os valores e as ideias que marcaram grande parte do século XX em Portugal.

A Exposição "Alves Redol - Horizonte Revelado" integra o programa das Comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril na Vila Morena que vai decorrer ao longo de todo o mês com um programa preparado pelo Município de Grândola em parceria com as Juntas de Freguesia e o movimento Associativo.

UHF e STEREOSSAURO na noite de 24 de Abril em Grândola



Abril em Grândola, Vila Morena
Dá mais força à Liberdade

UHF e STEREOSSAURO na noite de 24 de Abril em Grândola

No ano em que se comemoram os 45 anos da revolução dos cravos e reafirmando a ligação da Grândola Vila Morena aos valores essenciais da liberdade, democracia e fraternidade o espectáculo dos UHF “40 anos numa noite” e Stereossauro são as apostas do Município de Grândola para a noite de 24 de abril.

“40 Anos numa noite” é o espectáculo que celebra quatro décadas de UHF, a banda rock de Almada liderada por António Manuel Ribeiro. Sobem ao palco às 22h30 para revisitar os maiores sucessos como “Cavalos de Corrida” ou “Rua do Carmo” temas intemporais que cruzam gerações. Na Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso, os UHF vão também tocar temas de “A Herança do Andarilho” o disco de 2018 inspirado na obra de José Afonso, o músico e poeta que ligou, para sempre, o nome de Grândola aos ideais de liberdade.

A seguir à meia-noite o palco ganha uma nova dimensão e recebe Stereossauro, o apaixonado pela reinvenção da música portuguesa que tem procurado encontrar novas coordenadas para apresentar a música de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Amália Rodrigues ou Carlos Paredes.
Grândola vai ter o privilégio de assistir à apresentação do novo álbum de Stereossauro “Bairro da Ponte” um disco que se move no território do Hip-Hop, do fado e da música electrónica, e que teve como ponto de partida a manipulação dos masters originais de Amália Rodrigues, a maior fadista de sempre e Carlos Paredes, o mestre da guitarra portuguesa.
“Flor de Maracujá” e “Nunca Pares” são temas para ouvir em Grândola, resultado de um trabalho inspirador e inovador que conta com uma extensa lista de convidados especiais como Camané, Ana Moura, Carlos do Carmo, Capicua, DJ Ride ou Gisela João.
Stereossauro tem vindo a firmar um espaço único na música portuguesa e a alcançar conquistas ao lado do DJ Ride na dupla Beatbombers – juntos sagraram-se bicampeões mundiais de scratch pela IDA, em 2011 e 2016 e, em 2018, actuaram na grande final da Eurovisão que decorreu em Lisboa e foi transmitida para todo o mundo.

A Festa da Liberdade realiza-se no Parque de Feiras e Exposições a partir das 20h15 com animação de rua com a Fanfarra da Música Velha, a tradicional Corrida da Liberdade, a arruada da banda da SMFOG e o espectáculo de fogo de artificio piromosical às 00h20.

As Comemorações da Revolução de Abril na Vila Morena vão decorrer ao longo de todo o mês. O programa preparado pelo Município de Grândola e parceria com as Juntas de Freguesia e o movimento Associativo será divulgado em breve.