Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Personalidades Alentejanas - RIVARA, Joaquim Heliodoro da Cunha

(n. Arraiolos em 1800; m. Évora em 1879)

Formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, mas nunca mostrou grande predilecção pelo exercício da mesma. Passou então a ocupar cargos administrativos no Governo Civil de Évora, e depois de ter leccionado aulas de filosofia no liceu foi nomeado bibliotecário da Biblioteca Pública da cidade.

Durante 15 anos desempenhou um trabalho assinalável nesta Biblioteca, mais concretamente na sua reorganização. Conseguiu construir uma nova sala, com a capacidade para 8000 livros, reparou totalmente o edifício, separou e fez intregrar nela mais de 10 000 volumes de livrarias de conventos extintos, além de doar vários livros da sua própria biblioteca particular. Por falta de empregados, todos os volumes foram catalogados por si.

Todo este trabalho não fez com que Cunha Rivara se desviasse das suas obrigações de magistrado, participando também em diversas publicações e chegou mesmo a ser eleito deputado por Évora. Foi nomeado Secretário-geral do Governador-geral da Índia, cargo que o fez visitar todo o Padroado do Oriente. Conseguiu ganhar a confiança dos políticos da altura devido ao seu excelente trabalho no aperfeiçoamento dos serviços administrativos, da instrução pública e da educação popular, bem como para o progresso económico e industrial.

Nas suas visitas ao Oriente, elaborou um extenso trabalho de investigação de todas as ruínas e monumentos que comprovassem a presença dos portugueses. Publicou também diversos artigos do arquivo do Governo-geral, e defendeu intensamente os direitos da Nação, tanto em negociações, como em controvérsias na imprensa.

Voltou novamente a Évora, onde se iria dedicar quase por inteiro à publicação de numerosos artigos. Publicou na sua maioria textos locais dos mais variados assuntos (entre os quais alguns textos sobre saúde pública, a sua formação) e, como fruto da sua presença na Índia, publicou numerosos documentos acerca da acção portuguesa na Ásia.

In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa; Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., [195-]. Vol. XXV, pp. 791-793.

Nenhum comentário: