Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Município de Sines faz 655 anos - Conheça o programa das comemorações


O município de Sines, criado em 1362 pelo rei D. Pedro I, comemora 655 anos no próximo dia 24 de novembro com um programa de iniciativas culturais, desportivas e protocolares.

O programa das comemorações começa na quinta-feira, 23 de novembro, com a segunda edição da oficina de paleografia, uma iniciativa do Arquivo Municipal de Sines que ensina a ler a transcrever documentos antigos. Também no dia 23, às 15h30, a Arte Velha – Associação de Artesãos de Sines inaugura uma exposição de trabalhos na sua sede.

Para sexta-feira, 24 de novembro, Dia do Município, estão marcadas as cerimónias oficiais das comemorações, nos Paços do Concelho: hastear da bandeira, às 10h00, e sessão solene da Assembleia Municipal, às 11h00.

A tarde de dia 24 é dedicada às artes plásticas. Às 15h30, o Centro Cultural Emmerico Nunes realiza uma visita às exposições da oitava edição do seu projeto Valores do Sítio de Sines, com obras de criadores de Sines. Meia hora depois, às 16h00, outro artista de Sines, o pintor António Caetano, inaugura a sua exposição “Persistência do Mito”, no Centro de Artes de Sines.

Às 21h30 de dia 24, o Pavilhão Multiusos de Sines recebe o concerto comemorativo do Dia do Município, que irá juntar a cantora Rita Guerra à Orquestra de Sopros do Algarve, com participação especial de um coro com 100 alunos da Escola EB 2,3 Vasco da Gama. Nota: Os últimos bilhetes (gratuitos) para este espetáculo serão disponibilizados para levantamento no Pavilhão Multiusos, dia 24 de novembro, a partir das 14h00.

No sábado, 25 de novembro, a literatura entra nas comemorações. Às 16h00, no Centro de Artes, o jovem autor de Sines Gonçalo Naves apresenta o seu novo livro, “é no peito a chuva”, editado pela livraria A das Artes.

O teatro é trazido pela companhia Teatro do Mar, que, no âmbito das comemorações, estreia o seu novo espetáculo “A Idade do Silêncio”, às 22h00 de 25 e 26 de novembro (sábado e domingo), no auditório do Centro de Artes de Sines. Com criação e direção de Julieta Aurora Santos e interpretação de Luís João Mosteias e Sérgio Vieira, o espetáculo tem entrada gratuita mediante levantamento de bilhete na receção do Centro de Artes.

Ainda no domingo, 26 de novembro, as comemorações encerram com marca desportiva: às 10h00 e 15h00, no Pavilhão Multiusos de Porto Covo, as equipas de voleibol feminino do Ginásio Clube de Sines disputam encontros integrados nos campeonatos regionais da modalidade.

Nenhum comentário: