Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Alandroal - Freguesias


O concelho do Alandroal está dividido em 4 freguesias:

-Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha
Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha (oficialmente Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)) é uma freguesia portuguesa do concelho de Alandroal, na região do Alentejo, com 259,58 km² de área e 2 344 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 9,0 hab/km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), tendo sede no Alandroal.

-Capelins
Capelins é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, na região do Alentejo, com 87,14 km² de área e 527 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 6 hab/km². Tem o nome alternativo de Santo António, sendo que o nome oficial da freguesia é Capelins (Santo António). Localizada na extremidade sueste do concelho, a freguesia de Capelins tem por vizinhos as localidades de Santiago Maior a oeste, Terena a noroeste e Nossa Senhora da Conceição (Alandroal) a norte, os municípios de Mourão a sueste e Reguengos de Monsaraz a sudoeste e a Espanha a leste. Esta freguesia pertenceu, até 1836, ao extinto concelho de Terena. Fazem parte desta freguesia os aglomerados populacionais de Ferreira de Capelins e Montes Juntos.

-Santiago Maior
Santiago Maior é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, na região do Alentejo, com 112,99 km² de área e 2 205 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 19,5 hab/km². Localizada no sudoeste do concelho, a freguesia de Santiago Maior tem por vizinhos as freguesias de São Pedro a nordeste e Capelins a leste e os concelhos de Reguengos de Monsaraz a sul e Redondo a oeste. Pertenceu, até 1836, ao extinto concelho de Terena. Fazem parte desta freguesia as localidades de Aldeia dos Marmelos, Aldeia das Pias, Aldeia da Venda, Orvalhos, Cabeça de Carneiro, Seixo e Casas Novas de Mares.

-Terena
Terena é uma freguesia portuguesa do concelho do Alandroal, na região do Alentejo, com 82,97 km² de área e 767 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 9,2 hab/km². A freguesia inclui esta localidade e Hortinhas. Tem o nome alternativo de São Pedro, sendo por vezes também conhecida como São Pedro de Terena. Localizada no centro do concelho, a freguesia de Terena (São Pedro) tem por vizinhos as localidades de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal) a nordeste, Capelins a sueste e Santiago Maior a sudoeste, e os concelhos do Redondo a oeste e de Vila Viçosa a norte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alandroal

Nenhum comentário: