Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Personalidades Alentejanas - ESPANCA, Pe. Joaquim José da Rocha


(n. Vila Viçosa a 17 Março 1839; m. 26 Novembro 1896)

Sacerdote e músico. Foi prior em Bencatel e depois na freguesia de S. Bartolomeu de Vila Viçosa, tendo-se distinguido no Seminário de Évora, onde se ordenou.

Na Biblioteca da Câmara Municipal de Vila Viçosa existem três volumes in folio de Memórias, de onde foi extraído e composto o livro Compêndio de Noticias de Vila Viçosa, do qual o Padre Joaquim Espanca é autor e o compôs na sua tipografia. As Memórias de Vila Viçosa representam o seu trabalho literário mais relevante. Esta obra é uma extensa monografia, que resultou de uma investigação profunda e é um contributo de inestimável valor para a divulgação, conhecimento e compreensão da história e da etnografia da região de Vila Viçosa.

Como músico compôs 73 obras musicais, em parte existentes na Biblioteca Pública de Évora (Códice CLI / 1-17), distribuídas em seis grupos distintos: o primeiro para piano, o segundo para piano e canto, o terceiro para instrumental, o quarto para instrumental e canto, o quinto de música religiosa para novenas e o sexto de música sacra.

Eram também conhecidos os seus méritos de arqueólogo na interpretação e leitura de velhas inscrições lapidares, e colaborou, entre outros jornais, na revista O Arqueólogo Português. Publicou um trabalho sobre antas e foi um orador considerado.




In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa; Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Lda., [195-]. Vol. X, p. 187.

Nenhum comentário: